sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Vasudeva Ghosh, Govinda Ghosh e Madgava Ghosh

Krishnadasa Kaviraja Goswami escreve em seu Chaitanya-Charitamrita (C.C.Adi 10.115): "Os três irmäos, Govinda, Madhava, e Vasudeva eram os ramos octagésimo-segundo, terceiro e quarto da árvore de Chaitanya. O Senhor Chaitanya e Nityananda costumavam dançar ao realizar seus kirtanas. No comentário de seu Chaitanya-Charitamrita, Sripad Bhaktivedanta Swami Maharaj escreve: "Os três irmäos, Govinda, Madhava, e Vasudeva Ghosh todos pertenciam a uma família kayastha. Govinda estabeleceu o templo Gopinatha em Agradvipa, onde residia. Madhava Ghosh era perito em realizar kirtana. Ninguém nesse mundo conseguia competir com ele. Era conhecido como o cantor de Vrindavana e era muito querido por Nityananda Prabhu. Conta-se que quando os três irmäos realizavam sankirtana, imediatamente o Senhor Chaitanya e Nityananda Prabhu dançavam em êxtase. Segundo o Gaura-ganodesha-dipika (188), os três irmäos antes eram Kalavati, Rasolasa, e Gunatunga, que recitavam cançöes compostas por Sri Visakha-Gopi. Os três irmäos estavam num dos sete grupos que realizaram kirtana quando o Senhor Chaitanya Mahaprabhu compareceu ao festival de Rathayatra de Jaganatha Puri. Vakresvara Pandit era o principal dançarino no grupo deles. Isso é descrito vividamente no Madhya-lila cap.13 versos 42-43 do Chaitanya-Charitamrita.

Kaviraja Goswami além disso registra (C.C.Adi 10.117-118): "Pela ordem de Sri Chaitanya Mahaprabhu, três devotos acompanharam o Senhor Nityananda Prabhu quando retornou a Bengala para pregar. Estes três eram Ramadasa, Madhava, e Vasudeva Ghosh. Govinda Ghosh, contudo, permaneceu com Sri Chaitanya Mahaprabhu e portanto sentiu grande satisfaçäo."

O grupo de sankirtana composto dos três irmäos e sua realizaçäo de kirtana no festival de Rathayatra em Jaganatha Puri é descrito a seguir (C.C.Adi 13.24-63): "Todos ficaram maravilhados ao ver as decoraçöes do carro Ratha. O carro parecia ter sido feito de ouro novo, e era alto como o Monte Sumeru; os enfeites incluíam brilhantes espelhos, e centenas e centenas de chamaras (abanos brancos feitos de cauda de yake). Em cima do carro havia um dossel limpo e ajeitado, e uma bela bandeira. O carro também estava decorado com panos de seda e diversos retratos. Muitos sinos de bronze, gongos, e tornozeleiras soavam. Para os passatempos da cerimônia de Rathayatra, o Senhor Jaganatha embarcou em Seu carro, e Sua irmä, Subhadra, e irmäo mais velho, Balarama, embarcaram em dois outros carros. Durante quinze dias o Senhor Jaganatha permanecera num local recluso com a suprema deusa da fortuna e realizara Seus passatempos com ela. Após solicitar a permissäo da deusa da fortuna, o Senhor saiu para andar no carro Ratha e realizar Seus passatempos para o prazer dos devotos... Conforme o carro parava, Sri Chaitanya Mahaprabhu reuniu todos Seus devotos e com Sua própria mäo, decorava-os com guirlandas de flores e pasta de sândalo. Paramananda Puri e Brahmananda Bharati ambos receberam pessoalmente guirlandas e pasta de sândalo das próprias mäos de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Isso aumentou o prazer transcendental deles. Semelhantemente, quando Advaita Acharya e Nityananda Prabhu sentiram o toque da mäo transcendental de Sri Chaitanya Mahaprabhu, ambos ficaram muito felizes. O Senhor também deu guirlandas e pasta de sândalo aos participantes do sankirtana. Os principais participantes eram Svarupa Damodara e Srivasa Thakura. Havia ao todo quatro grupos realizando kirtana, incluindo vinte e quatro cantores. Em cada grupo também havia dois tocadores de mrdanga, perfazendo ao todo oito participantes. Quando os quatro grupos se formaram, após deliberar um pouco, Sri Chaitanya Mahaprabhu dividiu os cantores. Sri Chaitanya Mahaprabhu mandou Nityananda Prabhu, Advaita Acharya, Haridasa Thakura e Vakresvara Pandita dançar em cada um dos quatro respectivos grupos. (Além dos outros três...) O Senhor formou outro grupo, nomeando Govinda Ghosh como cantor principal. Nesse grupo, Chota Haridasa, Vishnudasa. e Raghava Pandita cantavam em resposta a Govinda Ghosh. Os dois irmäos de Govinda Ghosh, Madhava Ghosh e Vasudeva Ghosh também se juntaram ao grupo como cantores de resposta. Nesse grupo de kirtana, Vakresvara Pandita era o dançarino... O Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu realizou Seus passatempos durante algum tempo dessa forma. Ele cantava pessoalmente e induzia seus associados pessoais a dançar."

Segundo o Gaura-parsada-caritavali os três irmäos, Vasudeva Ghosh, Madhava Ghosh, e Govinda Ghosh eram cantores com vozes especialmente doces. Quando estes três cantavam, o próprio Nityananda Prabhu dançava em grande êxtase.

Diz-se que o vilarejo-natal deles ficava em Sri Hatta, num local chamado ou Baduna ou Burangi-Grama. Em todo caso, sabe-se que o pai de Vasudeva Ghosh Thakura residia em Kumara-Hatta. Depois da passagem do pai deles, Vasudeva, Govinda, e Madhava Ghosh foram viver em Navadwipa dhama. Eles vinham da casta kayastha que se origina na parte nortista de Rada-desha, onde o Ganges näo flui. Todos três säo eternos associados de Sri Chaitanya e Nityananda. Segundo Srila Bhaktisidhanta Saraswati Prabhupada, estes três estäo situados em madhurya-rasa e estäo na seçäo daqueles que aceitaram Sri Radhika como sua suma ashraya-vigraha.

Vasughosh Thakura escreveu muitas cançöes sobre Sri Gauranga. Uma de suas cançöes mais famosas contem a linha yadi gaura na ha'te tabe ke haita kemane dharitam de. Sripada Bhakti Raksaka Sridhar Deva Goswami comentou sobre esta cançäo: "Vasudev Ghosh diz: yadi gaura na ha'te tabe ke haita kemane dharitam de, "Se Gauranga näo tivesse aparecido nesta Kali-yuga, entäo como poderíamos tolerar viver? Como poderíamos aguentar nossas vidas? O que Ele deu - a própria essência, o próprio charme da vida - sem isso, achamos que é impossível para qualquer um viver nesse mundo. Algo assim foi inventado, descoberto por Gauranga. Se Ele näo tivesse vindo, entäo como conseguiríamos viver? É impossível viver destituído de algo täo sagrado e cheio de graça como o amor divino. Sem Chaitanya Mahaprabhu, como poderíamos saber que Radharani impera suprema nesse mundo do amor divino? Recebemos tudo isso Dele, e agora achamos que vale a pena viver. Senäo, viver seria suicídio."

Vasudeva Ghosh escreveu muitas outras cançöes sobre Sri Chaitanya Mahaprabhu. Em outra cançäo, ele descreve as brincadeiras infantis do Senhor num canto que começa com a linha: "sacira anginaya nace visvambhara raya:

"No pátio de Sachidevi dança Visvambhara Roy -
O mestre do universo - um menininho dourado.
Pra cá e pra lá Ele corre e brinca, por fim corre e Se esconde.
"Näo consegues Me encontrar", Ele ri, "Oh Ma! Näo vai Me achar",
Ele provoca.
"Oh Visvambara", Sua mäe chama, "Näo consigo vê-Lo, Meu menino."
Ele corre até ela, segura a barra de seu sari, e pula de alegria.
Sua alegre dança de contentamento envergonharia a ave "pipit"
Assim o poeta Vasudev canta a fama de Sri Chaitanya:
A beleza de Sua forma infantil é radiante e linda
Extasiando as mentes e coraçöes de todas almas em todo lugar."
Vasudeva Ghosh escreveu outra cançäo onde ele afirma que Sri Chaitanya é uno e idêntico a Rama e Krishna e o Senhor Jaganatha: "jaya jaya jaganatha sacira nandana..."

"Todas as glórias ao senhor do universo, Sri Chaitanya Mahaprabhu, que é uno e idêntico ao Senhor Jaganatha. Todas as glórias ao Senhor Jaganatha. Os três mundos caem a Seus pés. No altar no templo de Jaganatha Puri, o Senhor Krishna segura a concha, chakra, maça e lótus; porém quando Ele vem de Navadwipa-dhama esse mesmo Senhor leva a danda e o kamadenu, o bastäo e a cuia d'água do sanyasi, mendicante renunciante. Diz-se que o mesmo Rama que antes castigara o rei-demônio Ravana é uma expansäo vaibhava Dele, que desceu para manifestar diferentes passatempos. O Gaura-avatara descende de Goloka com o humor de Srimati Radharani. Nesse avatara o Senhor prega as glórias do santo nome de Krishna na forma do Hare Krishna maha-mantra. Vasudeva Ghosh, de mäos postas, canta as glórias do Supremo Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, que é o próprio Krishna, o Senhor Jaganatha, o mestre do universo. Assim, Vasudeva Ghosh glorifica todos esses três Senhores. Qual a necessidade de se falar de todas centenas e centenas de avataras, quando oh,Senhor Gauranga, só Tu és o maior. Todos Vishnu avataras bem como o Senhor Shiva, Sukadeva Goswami, Narada Muni, os quatro Kumaras, e todos mestres do universo, estäo pedindo o amor divino que só Tu podes distribuir. Eras famoso em Tua lila anterior como Senhor Rama por ter construído uma ponte flutuante de pedras atravessando o Oceano até Sri Lanka. Agora nessa Kali-yuga, nos deste a ponte do kirtana, através de que até os coxos e cegos podem cruzar o oceano da existência material e alcançar a felicidade espiritual suprema. Sem nenhuma qualificaçäo para receber essa misericórdia, todos homens e mulheres podem dançar em êxtase e alcançar a perfeiçäo pela misericórdia de Sri Gauranga. Como resultado de Suas qualidades divinas, as dez direçöes se tornam enlouquecidas de êxtases. Por isso, Vasudeva Ghosh diz: "Abandonem seu interesse em japa, austeridade, e compreensäo védica e apenas aceitem meu Sri Gauranga como sua vida e alma."

Segundo o Gaura-ganodesha-dipika, Govinda Ghosh, Madhava Ghosh, e Vasudeva Ghosh Thakura antes eram gopis em Vrindavana, chamadas Kalavati, Rasolasa, e Gunatunga Sakhi. Quando Mahaprabhu estava vivendo em Jaganatha Puri, estes três irmäos vinham todo ano para o Ratha-Yatra e realizavam seu famoso kirtana. Após a passagem de Mahaprabhu deste mundo para o mundo espiritual, estes três irmäos seguiram cada qual seu caminho. Govinda Ghosh Thakura foi viver em Agradvipa, Sri Madhava Ghosh Thakura foi morar em Danihata, e Sri Vasudeva Ghosh se mudou para o vilarejo de Tamala.

Diz-se que Govinda Ghosh Thakura näo tinha filhos. Conforme envelhecia, ele ficou um pouco na ansiedade, preocupando-se quanto a quem realizaria sua cerimônia fúnebre e ofereceria um sacrifício em sua honra depois de sua passagem. Certa noite num sonho, Gopinatha, a Deidade de Krishna que era dele, veio e disse-lhe: "Näo se preocupe, vou realizar as oferendas sacrificiais Eu mesmo. Näo tenha medo." Mesmo até hoje, todo ano no aniversário de falecimento de Sri Govinda Ghosh Thakura, a Deidade de Gopinatha realiza as cerimônias sacrificiais em sua honra. Sri Vasudeva Ghosh Thakura faleceu no segundo dia da lua cheia no mês de Kartika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário