sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sri Rasikananda Dev

No ano cristäo de 1590, no décimo oitavo dia do mês de Kartika, na noite do Festival de Diwali (festival das luzes), Sri Rasikananda Dev apareceu neste mundo. Seu pai, Raja Sri Achyutadev era o zamindar de um local conhecido como Rayani ou Rohini. Sem ter um filho já há bastante anos, ele sentiu que pela graça do Senhor do Universo, finalmente recebera uma jóia de filho. O outro nome de Sri Rasikananda era Murari. Quando seu filho Murari se tornou um jovem, Raja Achyutananda arranjou seu casamento. A esposa de Sri Rasikananda era Sri Shyamadasi. Sri Rasikananda era täo belo quanto era sábio, e sua erudiçäo cobria todos assuntos. Passado algum tempo, ficou ansioso por refugiar-se aos pés de lótus de um guru bona-fide. Certo dia, ouviu uma voz no céu dizendo: "Näo te preocupes. Irás ao local de Shyamananda Prabhu e tomarás iniciaçäo, tornando-te discípulo dele." A voz no céu falou que näo se preocupasse e aconselhou-o a ir rapidamente ter com o grande devoto chamado Shyamananda e refugiar-se em seus pés de lótus. Logo depois disso, Sri Rasikananda pegou a estrada para o local de Shyamananda.

Logo depois disso, Shyamananda Prabhu partia de Dharenda-Bahadur-Pura, a caminho do vilarejo de Rohini, acompanhado por muitos devotos. Rasikananda podia ver que seus sonhos estavam se tornando realidade; podia ver um grande devoto vindo pela estrada e imediatamente entendeu que era Shyamananda. O acharya possuía uma refulgência corpórea sem paralelo, e Rasikananda podia ver que ele estava sempre inundado por gaura-krishna-rasa, saboreando as doçuras da devoçäo a Sri Krishna e Sri Chaitanya. Os olhos de Shyamananda Prabhu estavam cheios de lágrimas de amor divino. Em sua mäo, segurava uma linda japa-mala, na qual ele contava os nomes de Krishna que constantemente cantava. Sri Rasikananda se jogou diante dele, oferecendo oito reverências prostradas. Nessa ocasiäo, Rasikananda cordialmente convidou-o à própria residência do Rei. Ali ele lavou os pés de Shyamananda Prabhu, e adorou o acharya com fragantes incensos e flores. Naquele momento, Rasikananda ofereceu sua família, seus filhos, e seu próprio ser aos pés de lótus de Sri Shyamananda Prabhu. Num dia auspicioso, Sri Shyamananda Prabhu deu iniciaçäo no mantra Radha-Krishna a Rasikananda e esposa.

Após receber iniciaçäo de Sri Shyamananda Prabhu, Rasikananda viajou durante algum tempo com seu gurudeva, sempre permanecendo próximo a seus pés de lótus. Era o discípulo mais íntimo de Shyamananda Prabhu. Como consequência disso, quando as Deidades em Gopijana-Valabha-Pura foram instaladas, Shyamananda Prabhu encarregou Rasikananda Prabhu da responsabilidade de tomar conta das Deidades. A partir desse dia, Rasikananda Prabhu aceitou essa responsabilidade com grande cuidado e tornou-se completamente absorto no serviço das Deidades ali. Os devotos ficaram encantados e cativados com seu serviço sem precedentes às Deidades, cuja divina beleza e prazer aumentaram. Após estabelecer a adoraçäo em bases seguras, ele pregou a mensagem de Gaura e Nityananda até longe. Por sua influência muitos agnósticos e ateístas se tornaram gaura-nityananda-bhaktas.

Bhakti Ratnakara diz: "A pregaçäo de Rasikananda foi de grande influência; por sua misericórdia muitos dacoítas (grupo de ladröes indianos), blasfemadores, demônios, e descrentes foram salvos. Por sua graça, a jóia de bhakti foi concedida a yavanas, muçulmanos, e párias intocáveis de todas descriçöes. Ele ía de cidade em cidade com seus seguidores, fazendo muitos discípulos e ocupando-os no serviço a Krishna. Ele até mesmo fez dos elefantes selvagens seus discípulos, e ocupou-os no serviço a Krishna aos Vaisnavas. Sri Rasikananda salvou muitos yavanas e mlechas. Näo dá para contar quantas casas visitou em sua jornada de pregaçäo, ou quantas almas foram salvas. Rasikananda era quase como um louco, sempre absorto no Santo Nome de Krishna, em nam-sankirtan. Todos ficavam maravilhados mesmo ao ouvirem cantadas suas qualidades maravilhosas."

Em suma, Rasikananda Prabhu, por sua misericórdia, salvou muitos intocáveis, párias, comedores de carne, muçulmanos, ateístas e agnósticos. O Rei de Mayur-Bhanj, Raja Vaidyanatha Bhanj, bem como o Rei de Patashapur, Raja Gajapati, além do Rei de Mayana, Chandrabhanu, e muitos outros personagens piedosos da realeza, também se refugiaram nos pés de lótus de Rasikananda Prabhu. O zamindar especialmente malvado Bhima, o yavana Suva Ahmed, e o ateísta Shrikara, além de muitas outras pessoas abandonaram seus maus hábitos e aceitaram o refúgio dos pés de lótus de Sri Rasikananda Prabhu. Ele fazia elefantes selvagens na floresta cantarem o Santo Nome de Gopal Krishna. Fez com que tigres abandonassem sua mentalidade cruel de animais predadores, e converteu-os à Krishna-bhakti.

Sri Rasikananda Prabhu, seguindo a ordem de seu guru Shyamananda Prabhu, pregou por quase sessenta e quatro anos a mensagem de Sri Gaurachandra. Depois disso, em Remuna, entrou na lila eterna do Senhor aos pés de lótus de Gopinatha. No ano de 1578 da era Shaka, que corresponde ao ano cristäo 1652, Sri Rasikananda Dev, partindo de Sarata Grama, foi a Remuna e na associaçäo dos devotos ali, após falar sobre Krishna-katha, instruindo que todos sempre adorassem Krishna, entrou no templo de Gopinatha, e tocando os pés de lótus de Sri Gopinath, fez a passagem.

Sri Rasikananda tinha três filhos: Sri Radhananda, Sri Krishna Govinda, e Sri Radha-Krishna. Alguns de seus descendentes atuais residem até hoje em dia em Gopijana-Valabha-Pura. Sri Rasikananda Prabhu escreveu poucos livros, notadamente uma biografia de Shyamananda Prabhu chamada Sri Shyamananda Shataka. Suas outras obras incluem o Srimad-Bhagavat-Astaka bem como diferentes coleçöes de versos, oraçöes e cançöes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário