sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Vakreshvara Pandit

Na época da Navadwipa-lila de Sriman Mahaprabhu, bem como quando tomou sanyasa e ficou em Jaganatha Puri, Vakreshvara Pandit era um associado do Senhor. O local de nascimento de Sri Vakreshvara Pandit era próximo ao Triveni num local chamado Guptiparaya. Sri Vakresvara Pandit era perito nas cançöes e em dançar. Certa vez dançou continuamente por 72 horas. No Gaura-Ganodesha-Dipika verso 71, está escrito que Vakreshvara Pandit era uma encarnaçäo de Anirudha, uma das quatro expansöes de Vishnu. Quando Sri Chaitanya Mahaprabhu participava de espetáculos dramáticos na casa de Srivasa Pandit, Vakreshvara Pandit era um dos principais dançarinos. Logo que Chaitanya Mahaprabhu principiou Sua Sankirtana-lila, Vakreshvara Pandit era um grande cantor e dançarino. Quando Sri Chaitanya Mahaprabhu foi a Ramkeli, Vakreshvara Pandit foi junto.

Através da misericórdia de Vakreshavara Pandit, Devananda Pandit foi salvo. Devananda Pandit era reputado como um grande erudito quanto ao Bhagavatam, do ponto de vista monista. Certo dia Srivasa Pandit foi ouvir sua aula de Bhagavata, e em êxtase de Krishna-prema, começou a chorar lágrimas de júbilo ao ouvir o sagrado Bhagavata. Nessa época, alguns discípulos ignorantes de Devananda Pandit, achando que Srivasa Pandit estava atrapalhando a aula, expulsaram Srivas Pandit da casa onde a classe de Bhagavatam estava acontecendo. Ignorando a posiçäo verdadeira do devoto do Senhor e do sagrado Bhagavata, Devananda Pandit näo protestou após ver com seus próprios olhos esse tratamento desrespeitoso de um grande Vaisnava. Dessa forma, tornou-se responsável por Vaishnava-aparadha, uma ofensa aos pés de lótus do devoto puro.

Quando Chaitanya Mahaprabhu manifestou Sua divindade em Navadwip na casa de Srivasa Thakura, percebeu que tal ofensa havia sido cometida aos pés de lótus desse grande devoto, Srivasa Thakura. Na ocasiäo, deu muitas instruçöes sobre a posiçäo do livro Bhagavata e da pessoa Bhagavata. Ele disse: "Se estudarmos o livro Bhagavata porém näo respeitarmos o devoto Bhagavata, seremos ofensores. Dessa maneira, poderemos estudar o Bhagavata por centenas e centenas de kalpas sem realizar nenhum progresso em direçäo a Krishna-prema. O livro Bhagavata e a pessoa Bhagavata näo säo diferentes entre si. Quem for sincero em querer conhecer o significado do livro Bhagavata deve servir ao devoto Bhagavata. Mahaprabhu foi indiferente para com Devananda Pandit e näo concedeu-lhe Krishna-prema.

Certo dia, Vakreshvara Pandit estava na parte de Navadwip chamada Kuliya,na casa de um devoto. Naquela noite, Vakreshvara Pandit estava cantando as glórias do Senhor e dançando em êxtase. Devananda Pandit foi lá para ver o que estava havendo, e quando viu Vakreshvara Pandit envolvido num humor de êxtase, ficou fascinado ao observá-lo. Logo logo uma grande multidäo se formou, empurrando para a frente, a fim de ver Vakreshvara Pandit. Sri Devananda Pandit entäo empurrou a multidäo de volta, agitando uma bengala em sua mäo, a fim de que o divino kirtan e dança de Sri Vakreshvara Pandit näo fosse perturbado. Dessa forma, durante mais seis horas noite adentro, Vakreshvara Pandit continuou seu intenso cantar e dançar em kirtana divino. Mais tarde, quando Vakreshvara tomou um assento a fim de descansar, Devananda Pandit caiu a seus pés, oferecendo suas reverências e total submissäo. Vakreshavara Pandit ficou muito contente com Devananda Pandit e seu serviço, e abençoou-o, dizendo: "Que você tenha amor por Deus." A partir desse dia, a Krishna-bhakti de Devananda Pandit crescia. Quem recebe a bençäo de um devoto brevemente alcança Krishna-bhakti.

Depois que Chaitanya Mahaprabhu havia passado um tempo em Jaganatha Puri, retornou a Kuliya em Navadwipa, a fim de visitar Sua mäe e ver o Ganges. Na ocasiäo, concedeu Sua misericórdia a Devananda Pandit. Na hora disse a Devananda Pandit: "Por que prestaste serviço a Vakreshvara Pandit considero-te como sendo um dos Meus. Vakreshvara Pandit está completamente empoderado pelo Senhor. Ele alcançou Krishna, e está cheio de Krishna-bhakti. Krishna fez Seu lar no coraçäo de Vakreshvara Pandit, e como Krishna dança em seu coraçäo, assim Vakreshvara também dança. Qualquer lugar que Vakreshvara Pandit abençoar com sua associaçäo se torna um local santo de peregrinaçäo, mais sagrado que todos lugares santificados."

Assim, Vrindavana Das Thakur escreve sobre as glórias de Sri Vakreshvara Pandit. Embora Sri Vakreshvara Pandit antes vivera em Navadwip, deixou este local para ir a Jaganatha Puri depois que Mahaprabhu tomou sanyasa, a fim de melhor servir o Senhor. Depois disso, ele vivia em Jaganatha Puri. O Chaitanya-Charitamrita fala: "Entre os devotos que acompanhavam o Senhor em Jaganatha Puri, dois deles - Paramananda Puri e Svarupa Damodara - eram o coraçäo e alma do Senhor. Entre outros devotos havia Gadadhara, Jagadananda, Shankara, Vakreshvara, Damodara Pandit, Thakura Haridasa, Raghunatha Vaidya, e Ragunatha Das. Todos esses grandes devotos tinham sido associados desde o começo dos passatempos do Senhor, e quando Este passou a residir em Jaganatha Puri, eles permeneceram ali para servi-Lo fielmente.

Dizem que Vakreshvara Pandit mais tarde viveu na casa de Kashi Mishra. Ali ele estabeleceu as Deidades Radha-Kanta. O discípulo de Sri Vakreshvara Pandit era Gopal Guru Goswami. O discípulo de Sri Gopal Guru Goswami escreveu um livro chamado Dhyan Chandra Padhati. Ali ele escreve sobre Vakreshvara Pandit: "Antes em Vrindavana ele era Tungavidya Gopi, que era perita em cantar e dançar. Mais tarde essa mesma pessoa apareceu na lila de Chaitanya Mahaprabhu e se tornou conhecido como Vakreshvara Pandit. Seu aparecimento nesse mundo como Vakreshvara Pandit se deu no dia de Krishnapanchami durante o mês de Asarh. Desapareceu desta Terra e entrou nos passatempos näo-manifestos do Senhor no sexto dia da lua cheia do mês de Asarh."

Um dos membros da família de Vakreshvara Pandit era o poeta Sri Govinda Dev de Utkala, conhecido como Oriyan. No ano 17 da Era Gaur, ele compilou uma escritura no idioma de Orissa chamada Sri Gaura Krishnodaya. Esse livro desde entäo foi publicado pelo grande acharya da Gaudiya Sampradaya, Srila Bhaktisidhanta Saraswati Thakura Prabhupada, que recentemente entrou nos passatempos eternos do Senhor. No Gaura Krishnodaya, Govinda Das descreve a vida de Vakreshvara Pandit. Existem muitos discípulos de Vakreshvara Pandit e säo conhecidos como Gaudiya Vaisnavas embora sejam de Orissa.

Vrindavan Das Thakura descreveu a grande celebraçäo da sankirtan-rasa de Chaitanya Mahaprabhu em seu Chaitanya Bhagavata. Ali ele menciona a participaçäo de Vakreshvara Pandit na sankirtan-lila de Mahaprabhu, conforme a seguir: "Para abençoar todas almas com a boa fortuna, Sri Chaitanya Mahaprabhu apareceu nesta terra numa forma encantadora, que parecia uma boneca de ouro. Para acordar as almas adormecidas da era de Kali, Ele veio distribuir o néctar do Santo Nome de Krishna. O Senhor desceu a esta terra em meio a Seus associados eternos Nityananda, Advaita Acharya, Gadadhara, e todos Seus devotos puros. Quando Chaitanya veio, o khol e os kartalas soavam como troväo nas nuvens dentro do templo do Senhor. Absortos em diferentes humores de amor extático, Sri Chaitanya mandava todo mundo cantar o Santo Nome de Krishna, dizendo: "Bolo Haribol!" Elevando Seus braços para o céu, o Filho de Sachi dançava em êxtase. Nessa hora, os belos Ramai e Sri Raghunandan também dançavam. Srivasa Thakura e Haridas Thakura bem como Vakreshvara Pandit, Dvija Haridas, e Shankara Pandit também dançavam. Assim, glorificando repetidamente as atividades deles neste mundo, flutuando no oceano de êxtase agitado por eles, Vrindavana Das canta esse Chaitanya Bhagavata."

Na época do Rathayatra em Jaganatha Puri, havia quatro sampradayas. No meio delas, Vakreshvara Pandit iniciou uma nova sampradaya - da dança. Sri Krishnadas Kaviraj Goswami escreve sobre as glórias de Vakreshvara Pandit: "Vakreshvara Pandit era o quinto ramo da árvore de Chaitanya. Era um servo muito querido de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Uma vez na casa de Srivasa Thakura, ele dançou em êxtase constante durante setenta e duas horas. Sri Chaitanya Mahaprabhu pessoalmente cantava enquanto Vakreshvara Pandit dançava, e assim Vakreshvara Pandit caiu aos pés de lótus de Sri Chaitanya e disse: "Oh Tu, cuja face é linda como a lua cheia, por favor dá-me 10.000 Gandharvas. Permita que eles cantem enquanto danço, e assim ficarei muito feliz." O Senhor replicou: "Só tenho uma asa como você, mas se tivesse outra, certamente Eu poderia voar como um pássaro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário