sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Srila Visvanatha Chakravarti Thakura


Srila Visvanatha Chakravarti Thakura nasceu no ano Shaka 1586 no distrito de Nadya, Bengala ocidental, num local chamado Prasidha Deva Gramn. Ele apareceu na linha Radhiya de brahmanas. Tinha dois irmäos: Sri Ramabhadra Chakravarti e Sri Raghunatha Chakravarti. Srila Chakravarti Thakura passou a viver no distrito de Murshidabad da Bengala ocidental, em Saiyadabad, onde recebeu iniciaçäo mântrica de Sri Krishna Charana Chakravarti. Ele viveu durante muito tempo na casa de seu gurudeva, onde escreveu muitos livros. Porque viveu tanto tempo em Saiyadabad, ficou conhecido como residente de Saiyadabad. Num dos versos finais de seu comentário sobre o Alankara Kaustubha, ele mesmo escreve: "sayadabadanivasi sri visvanatha sharmana chakravartiti namneyam krita tika subodhini." ou seja: Sri Visvanatha Chakravarti, um brahmana residindo em Saiyadabad, compôs este comentário sobre o Alankara Kaustubha. Quando Srila Visvanatha Chakravarti Thakura vivia em Nadya, ele estudou minuciosamente as escrituras, começando pelo estudo da gramática sânscrita, poesia e retórica. Conta-se que mesmo quando era menino na escola, já era um estudioso invencível que conseguia derrotar qualquer um na discussäo e debate. Desde cedo, ele era indiferente à vida familiar. A fim de prender seu filho por contrato na vida familiar, o pai de Visvanatha arranjou-lhe um casamento quando ainda era muito novinho. Logo ele renunciou à esposa e ao lar e foi vier em Vrindavana. Depois disso, seus pais e parentes fizeram várias tentativas infrutíferas para induzí-lo a retornar à vida familiar, porém Visvanatha Chakravarti estava fixo em sua determinaçäo de renunciar à vida mundana e render-se completamente ao serviço de Krishna.
Após chegar a Vrindavana Dhama, Sri Visvanatha passou a residir no bhajan kutir de Sri Krishna Das Kaviraja Goswami, às margens do Radha-kunda, onde morava um discípulo de Krishna Das Kaviraja chmado Mukunda Das. Ali, Sri Visvanatha Chakravarti estudou com cuidado as literaturas dos Goswamis. Neste local santificado, mais tarde ele escreveu muitos comentários sobre os livros dos Goswamis.
Sri Visvanatha Chakravarti Thakura estabeleceu a adoraçäo da Deidade de Sri Gokulananda. Visvanatha Chakravarti Thakur às vezes também era conhecido como Harivallabha Das. Seu título de "Chakravarti" lhe foi concedido pelos devotos. Em geral este título designa aquele que mantem (varti) um círculo (chakra) de influência. Assim chakravarti geralmente significa "imperador", pois este geralmente mantem seu poder num largo círculo. Uma explicaçäo mais devocional deste título encontra-se na introduçäo ao Svapna-Vilasamrita de Visvanatha. Ali está escrito que "vishvasya natharupausau, bhaktiratna pradarshanat, bhakta chakre vartitatva, chakravartamaya bhavat." ou seja: aquele que revela a jóia da devoçäo a Visvanatha, o Senhor do Universo, e assim expande o círculo de bhakti, é um "Chakravarti".
Sri Visvanatha Chakravarti Thakura escreveu muitos livros, entre os quais: comentários sobre o Srimad Bhagavatam (Sararthadarshini-tika), Bhagavad-gita (Sararthavarshini-tika), Alankara Kaustubha (Subodhini-tika); Ujvala-nilamani, Ananda Vrindavana Champu (Sukhavartini-tika); o Vidagdha-Madhava Natakam de Rupa Goswami, Gopal-tapani-upanishad; Chaitanya-charitamrita; e obras originais tais como Sri Krishna-Bhavanamrita Mahakavya; Svapnavilasmrita; Madhurya Kadambini; Stavamala-lahari; Aishvarya Kadambini (nota: este näo é o mesmo Aishvarya Kadambini que o de Baladeva Vidyabhusana. O livro de Baladeva Vidyabhusana descreve as opulências de Sri Krishna, enquanto que o livro de Visvanatha com o mesmo título lida com a filosofia de achintya-bhedabheda-vada, ou a filosofia de Sri Chaitanya de simultânea diferença e unidade inconcebível).
A seguir o diksha-guru-parampara de Sri Visvanatha Chakravarti Thakura: Sri Chaitanya Mahaprabhu, Lokanatha Goswami, Narotama Thakura, Ganganarayan Chakravarti, Krishnacharan Chakravarti, Radharaman Chakravarti, Visvanatha Chakravarti Thakura. Sri Krishna Charan Chakravarti e Radha Ramana Chakravarti ambos viveram em Saiyadabad. Visvanatha Chakravarti Thakura estudou extensamente sob eles quando em Saiyadabad, antes de ir a Vrindavana, onde ele conheceu Mukunda Das Goswami, um discípulo de Krishna Das Kaviraja Goswami, e passou a estudar as literaturas dos Goswamis.
O siksha-guru-parampara é considerado mais importante que o diksha-guru-parampara, pois ele segue a descida da verdade revelada através de seus mais significantes representantes, ao invés de seguir uma hierarquia estritamente sacerdotal. O siksha-guru-parampara de Sri Chaitanya Mahaprabhu até Visvanatha Chakravarti Thakura é, conforme Srila Bhaktisidhanta Saraswati Thakura, o seguinte: Sri Chaitanya Mahaprabhu, Svarup Damodara, Rupa Goswami e Sanatana Goswami (junto com Raghunatha Das Goswami, Raghunath Bhatta Goswami, Gopal Bhatta Goswami), Sri Jiva Goswami, Krishna Das Kaviraja Goswami, Narottama Das Thakura (além de Shyamananda Prabhu e Srinivasa Acharya), Visvanatha Chakravarti Thakura.
Sri Visvanatha Chakravarti Thakura desapareceu no dia de Vasant Panchami no mês de Magh.

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