sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sri Kashishvara Pandita

Sri Kashishvara Pandita era um discípulo de Sri Ishvara Puri. O nome de seu pai era Sri Vasudeva Bhatacharya, e pertencia a uma família da casta dos brahmanas, da dinastia Kanjilal Kanu. Seu sobrenome era Chaudhuri. Sri Bhaktivedanta Swami escreve: "Seu sobrinho, filho de sua irmä, chamava-se Rudra Pandita, e era o sacerdote original de Valabhapura, situada aproximadamente a uma milha da estaçäo ferroviária de Srirampura, no vilarejo de Catara. Ali estäo instaladas as Deidades de Radha-Govinda e Sri Chaitanya Mahaprabhu. Kashishvara Goswami era um homem muito forte, portanto quando o Senhor Chaitanya visitou o templo de Jaganatha, ele costumava proteger o Senhor das multidöes. Outra tarefa dele era distribuir prasada aos devotos após o kirtana. Ele também foi um dos contemporâneos do Senhor que esteve com o Senhor em Jaganatha Puri. Srila Bhaktisidhanta Saraswati também visitou este templo em Valabhapura. Na ocasiäo, a pessoa encarregada era um Shivaísta, Sri Sivachandra Caudhuri, descendente do irmäo de Kashishvara Goswami. Em Valabhapura havia um arranjo permanente para se cozinhar nove kilos de arroz, vegetais e outros alimentos, e perto do vilarejo há suficiente terra que pertence à Deidade, na qual se plantava este arroz... No Gaura-ganodesha-dipika diz-se que o servo de Krishna em Vrindavana, chamado Bhrngara, descendeu como Kashishvara Goswami durante os passatempos do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Durante nossa própria época de chefe-de-família, às vezes visitavamos este templo em Valabhapura e ali tomavamos prasada ao meio-dia. As Deidades deste templo, Sri Sri Radha-Govinda e a vigraha de Gauranga, säo extremamente belas. Próximo a Valabhapura há outro lindo templo de Jaganatha. As vezes também tomavamos prasada neste templo. Ambos templos situam-se dentro dum raio de uma milha da ferrovia de Srirampura próxima a Calcutá."

O Chaitanya-charitamrita registra: "O brahmachari Kashishvara e Sri Govinda era discípulos de Sri Ishvara Puri. Quando Ishvara Puri passou para a lila eterna do Senhor e assim alcançou a perfeiçäo, ambos foram a Jaganatha Puri servir Sri Chaitanya Mahaprabhu por ordem dele. Já que tanto Kashishvara quanto Govinda eram seus irmäos espirituais, o Senhor honrou-os como seus companheiros. Somente após considerar as ordens de Ishvara Puri é que os aceitou como Seus servos pessoais, por ter sido instruído a fazê-lo por Seu próprio guru. Sri Govinda atendia Mahaprabhu pessoalmente como Seu servo, enquanto Kashishvara se ocupava como guarda-costas que protegia o Senhor das multidöes quando este visitava o templo de Jaganatha. Portanto ele caminhava à frente do Senhor. Quando Chaitanya Mahaprabhu ia ao templo de Jaganatha, Kashishvara, sendo muito forte, afastava as multidöes com suas mäos para que Chaitanya Mahaprabhu pudesse passar intocado."

Sri Kashishvara Pandita era extremamente forte. Sri Kavikarnapura Goswami escreve: "Kashishvara Pandita e Sri Govinda antes eram os servos de Krishna em Vraja, chamados Bhrngara e Bhangura, que costumavam carregar água do Yamuna para Krishna." Kashishvara Pandita passou muito tempo em Puri-dhama a serviço de Sri Chaitanya. Ele costumava servir prasada aos devotos após os kirtanas.

Kashishvara Pandita tinha um discípulo chamado Sri Govinda Gosani que era um grande servo da Deidade de Sri Govinda. Quando Sri Rupa Goswami estava em Vrindavana, ele estabeleceu o serviço da Deidade de Govinda. Ao ouvir isto, Chaitanya Mahaprabhu ficou muito satisfeito. Rapidamente enviou Kashishvara Pandita a Vrindavana para assistir Rupa Goswami. Porém Kashishvara Pandita näo queria prescindir da associaçäo com o Senhor em Puri. Sri Chaitanya, como o Paramatma, a Superalma que mora no coraçäo de todos, podia compreender a mente de Seu devoto. Deu-lhe uma Deidade que era idêntica a Ele mesmo. Kashishvara Pandita levou esta Deidade de Chaitanya Mahaprabhu, e servindo e alimentando esta Deidade, ele se aliviava na separaçäo de Chaitanya Mahaprabhu. Quanto a isso, Sri Narahari Chakravarti Thakura comenta em seu Bhakti-ratnakara: "Kashishvara Pandita disse a Chaitanya Mahaprabhu, "Näo aguento deixá-Lo." O Senhor entendeu o coraçäo de Kashishvara Pandita e deu a ele uma Deidade Dele mesmo feita com tanto esmero de modo a se assemelhar exatamente ao Senhor. Ao ver esta Deidade de Chaitanya Mahaprabhu comer todas oferendas colocadas à Sua frente, Kashishvara Pandita experimentava grande êxtase. Chaitanya Mahaprabhu disse-lhe para chamar a Deidade de Gaura-Govinda. Levando a Deidade consigo, Kashishvara Pandita foi a Vrindavana. A Deidade ficava ao lado da Deidade de Sri Govinda e desta maneira maravilhoso serviço era realizado para o prazer da Deidade de Sri Govinda."

As glórias de Kashishvara Pandita säo inumeráveis e exaltadas. O dia de seu desaparecimento é no plenilúnio do mês de Asvin, no dia do festival que também se celebra a dança Maharasa de Radha-Govinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário