sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sri Isvara Puri


Srimad Krishnadas Kaviraj Goswami escreve: "Todas as glórias a Madhavendra Puri, o repositório de toda krishna-prema! Ele é uma árvore-dos-desejos de bhakti, e foi nele que a semente de bhakti primeiro frutificou. A semente de krishna-prema a seguir frutificou em Sri Isvara Puri, e entäo o próprio jardineiro, Chaitanya Mahaprabhu, tornou-se o tronco principal da árvore de bhakti." Srila Bhaktisidhanta Saraswati comenta sobre esta seçäo do Chaitanya Charitamrita (CC Adi 9.10): "Sri Isvara Puri era morador de Kumarahatta (nesse local agora existe uma estaçäo ferroviária conhecida como Kamarhatty. Perto dali também existe outra estaçäo chamada Halisahara, que pertence à ferrovia oriental que vem da seçäo oriental de Calcutá). Isvara Puri apareceu numa família de brahmanas e era o discípulo mais querido de Sri Madhavendra Puri."

A natureza do serviço devocional pessoal de Sri Isvara Puri aos pés de lótus de seu guru, Sri Madhavendra Puri, é mencionada em outra parte do Chaitanya Charitamrita por Kaviraj Goswami como segue: "No último estágio de sua vida, Sri Madhavendra Puri tornou-se inválido e ficou completamente incapaz de se mover, e Isvara Puri se ocupava täo completamente em seu serviço que limpava pessoalmente suas fezes e urina. Sempre cantando o Hare Krishna maha-mantra e lembrando Sri Madhavendra Puri sobre os passatempos do Senhor Krishna durante o último estágio de sua vida, Isvara Puri prestou o melhor serviço dentre seus discípulos. Assim Madhavendra Puri, estando muito satisfeito com ele, abençoou-o, dizendo: "que possas ter krishna-prema." Dessa maneira, Isvara Puri, através da graça de seu mestre espiritual, Sri Madhavendra Puri, tornou-se um grande devoto no oceano de amor por Deus."

Srila Prabhupada Bhaktivedanta frisa em seu comentário sobre este verso: "É pela misericórdia do mestre espiritual que nos tornamos perfeitos, conforme vívidamente exemplificado aqui. Um Vaisnava sempre é protegido pela Suprema Personalidade de Deus, porém se aparentar invalidez, isto proporciona a seus discípulos uma chance para serví-lo. Isvara Puri agradou seu mestre espiritual pelo serviço, e pelas bençäos de seu mestre espiritual ele se tornou uma personalidade täo grande que Sri Chaitanya Mahaprabhu aceitou-o como mestre espiritual."

Antes de iniciar Sri Chaitanya, Isvara Puri ficou na casa de Gopinath Acharya em Navadwip-dham. Ali viveu durante alguns meses. Nessa época conheceu Sri Chaitanya, quando este ainda era Nimai Pandit, e solicitou que o ajudasse com seu livro, Krishna-lilamrita. O Senhor ficou altamente satisfeito com a devoçäo de Isvara Puri e elogiou muito o livro, dizendo que estava impecável. Contudo, ao ser pressionado, Ele fez algumas correçöes com Suas próprias mäos de lótus. A seguir, uma sinopse do relato de Vrindavana Das Thakur sobre Isvara Puri.

Quando mäe Saci viu que Sri Chaitanya estava alegremente ocupado em Seus estudos, o próprio êxtase dela aumentou. Nessa época, Sri Isvara Puri veio para Navadwipa disfarçado. O Chaitanya Bhagavata registra que Isvara Puri estava tomado pelo êxtase de krishna-rasa. E no entanto, como ele era muito querido por Krishna, ele também era muito humilde e näo queria atrair qualquer atençäo sobre si mesmo como grande devoto. A fim de que ninguém soubesse quem era, ocultou sua real identidade e foi ao templo de Advaita.

Ao chegar lá, descobriu que Advaita estava ocupado servindo o Senhor no templo, portanto entrou e se sentou muito cuidadosa e timidamente. Porém o poder de um grande Vaisnava näo se esconde täo facilmente de outro grande Vaisnava. Repetidas vezes, Advaita Acharya afastava o olhar de seus deveres, na direçäo de Isvara Puri. Finalmente, perguntou-lhe: "ó Pai! Quem sois?"

Com grande humildade, Isvara se apresentou, dizendo: "Sou um sudra da classe mais baixa." Dessa forma, a jóia dos sábios eruditos e o melhor dos renunciados, Isvara Puri, mostrou como a humildade é o verdadeiro ornamento de um Vaisnava.

Imediatamente ao vê-lo, Mukunda Data reconheceu que Isvara Puri era um sanyasi Vaisnava. Na ocasiäo, Mukunda Data começou a realizar krishna-lila kirtan mui docemente. Vrindavana Das pergunta: quem consegue se manter insensível quando Mukunda Data realiza seu doce kirtana? Ao ouvir as cançöes profundamente tocantes de Mukunda Data, Sri Isvara Puri perdeu sua compostura e desmaiou no chäo, num transe de profundo êxtase. Lágrimas de êxtase jorravam de seus olhos. Os devotos reunidos tornaram-se emudecidos ao ver tal demonstraçäo de emoçäo transcendental. Quando recuperaram a capacidade de falar, todos repararam que nenhum deles jamais vira um Vaisnava como esse. Sri Advaita Acharya também começou a experimentar sintomas graves de emoçäo transcendental. Depois disso, todos concluíram que seu visitante näo era nada menos que o mais querido discípulo de Madhavendra Puri - Sri Isvara Puri. Com isso, todos começaram a cantar alegremente o Santo Nome de Krishna, dizendo: "Hari! Hari!" repetidas vezes.

Sri Isvara Puri permaneceu em Navadwipa durante um tempo. Certo dia, a trilha perto de onde ele ficava foi abençoada pelos divinos passos de Sri Gaurasundara. Mahaprabhu estava retornando à casa depois da escola. Ao ver Sri Chaitanya Mahaprabhu, Isvara Puri ficou maravilhado com seu corpo perfeito e disposiçäo supremamente grave. Ele queria de alguma maneira fazer contato com o Senhor. Finalmente, ele chamou: "ó melhor dos brahmanas! Qual é Seu nome? Onde fica Sua casa? E que livro estás lendo?"

Sri Chaitanya Mahaprabhu com grande humildade ofereceu Suas humildes reverências a Sri Isvara Puri. Os discípulos de Mahaprabhu disseram: "O nome dele é Nimai Pandit." Isvara Puri disse: "Entäo és O Nimai Pandit!" A alegria de Isvara Puri näo tinha limites. Mahaprabhu com grande humildade curvou Sua cabeça e disse: "Sripada, tende misericórdia para Comigo e faça o favor de agraciar Minha casa com tua companhia. Nessa mesma tarde prepararemos prasada para teu prazer. Por favor aceite." Com estas doces e humildes palavras, Mahaprabhu estendeu o convite a Isvara Puri. Aceitando o convite, Isvara Puri foi à casa de Mahaprabhu.

Sri Chaitanya Mahaprabhu lavou os pés de lótus de Isvara Puri com suas próprias mäos. Sri Saci Devi rapidamente preparou vários tipos de preparaçöes e as ofereceu para a Deidade. Depois de oferecidas, Mahaprabhu aceitou-as.

Mais tarde, ambos entraram no templo de Vishnu e discutiram Krishna juntos, por muito tempo. E gradualmente krishna-prema surgiu em seus coraçöes e inundou-os com o êxtase de Deus.

Dessa forma, durante um mês, Sri Isvara Puri ficou na casa de Sri Gopinatha Acharya. Sri Chaitanya Mahaprabhu constantemente convidava Isvara Puri a visitá-Lo. E de tempos em tempos Isvara Puri convidava Mahaprabhu a visitá-lo.

Nessa época, Sri Gadadhara era um menino novinho. Sri Isvara Puri era muito afetuoso com ele. Costumava ler o livro que escrevera, Sri Krishna-lilamrita, para Gadadhara. Todo dia por volta do alvorecer, Mahaprabhu vinha e oferecia Suas reverências a Sri Isvara Puri. Certo dia, Isvara Puri falou a Mahaprabhu: "És o maior dos pandits; estou escrevendo um livro sobre os passatempos de Krishna. Precisas ajudar-me apontando quaisquer defeitos que encontrar nesse trabalho. Isso me dará grande prazer. Sentado aos santos pés de Sri Isvara Puri e ouvindo estas palavras, Sri Chaitanya Mahaprabhu sorriu e disse: "As palavras dos devotos de Krishna säo täo boas quanto o próprio Krishna. Estäo na mesma categoria que Ele, säo de Seu "alfabeto", näo de algum alfabeto material. Tais palavras näo säo mundanas. Quem achar defeito em Krishna ou Seus devotos, é um grande pecador. O que um bhakta escreve näo é mera poesia; é completamente diferente - é algo muito querido para Krishna, e portanto é perfeito."

"As oraçöes de amor por Krishna feitas por Seu devoto näo tem nada a ver com as regras de gramática e näo dependem delas.
Krishna só está interessado no amor em tais oraçöes. De qualquer maneira säo queridas por Krishna, sejam construídas corretamente conforme as regras da gramática ou näo. Quem procura defeitos nas palavras de um devoto nunca agradará a Krishna."

Ao ouvir as palavras de Chaitanya Mahaprabhu, Isvara Puri sentiu-se como se seus sentidos tivessem sido encharcados em néctar. Isvara Puri conseguia compreender que Sri Chaitanya Mahaprabhu era a Suprema Personalidade de Deus, a Pessoa Absoluta. Alguns dias depois, Isvara Puri deixou Navadwip com alguns devotos para continuar visitando os sagrados locais de peregrinaçäo.

Dessa forma, os passatempos de estudante de Sri Gaurasundara chegaram ao fim e o Senhor desejava manifestar Sua divindade. Queria revelar-Se e distribuir o néctar do Santo Nome de Krishna, e inundar o mundo de krishna-prema, assim salvando-o. Porém primeiro, Ele foi a Gaya a fim de oferecer oblaçöes a Seus antepassados. Nessa época, Sri Isvara Puri estava em Gaya.

Após ficar em Gaya algum tempo, depois que Mahaprabhu terminara Suas oferendas a Seus antepassados, Ele foi completar Sua adoraçäo dos pés de lótus de Vishnu. Quando recebeu o darshan dos sagrados pés do Senhor, e ouviu as glórias do Senhor, Ele começou a ser inundado no êxtase de amor por Deus, e caiu ao solo maravilhado e cheio de deleite. Por arranjo divino, foi justo nessa hora que chegou Isvara Puri. Ao ver Sri Gaurasundara, emudeceu. Chandrashekaracharya, que estava próximo, confirmou tudo isto. Algum tempo depois, Sri Chaitanya Mahaprabhu retornou à consciência externa e viu Isvara Puri nas proximidades. Imediatamente levantou-Se e entäo ofereceu Suas humildes reverências aos pés de lótus de Sri Isvara Puri.

Naquele momento, Sri Chaitanya Mahaprabhu e Sri Isvara Puri abraçaram-se cordialmente. Logo, ambos estavam se afogando num oceano de lágrimas que jorravam incessantemente de seus olhos de lótus. Na ocasiäo, Mahaprabhu disse: "Agora Minha visita a Gaya realmente frutificou, pois por ter vindo aqui obtive a chance de ver seus pés de lótus. Viajando a um local sagrado e oferecendo pinda pode-se salvar os antepassados - isto é, a pessoa que oferece pinda pode salvar somente seus antepassados. Porém quem te vê, automaticamente salva milhöes de antepassados, e eles näo só ficaräo livres de seus pecados com certeza, mas todos também alcançaräo eterna liberaçäo do cativeiro material. Assim, essa peregrinaçäo que empreendi é sem paralelo, por sua santidade ter tornado tudo perfeitamente auspicioso."

Dessa forma, Sri Chaitanya Mahaprabhu em grande humildade falou para Isvara Puri: "Todas Minhas visitas a locais sagrados se tornaram perfeitas porque te vi. Uma pessoa santa é um verdadeiro "tirtha" ou local sagrado, já que santifica os locais santos por sua própria presença. Portanto és a realizaçäo suprema de todos locais sagrados. Todos locais santos oram para obter a poeira de teus pés de lótus. ó Isvara Puri, da mesma forma, estou rezando para obter a poeira de teus pés de lótus, que Me tornará livre do oceano de repetidos nascimentos e mortes, e que Me permitirá beber o néctar da rasa divina aos pés de lótus de Sri Krishna. Porque só tu podes libertar-Me do oceano de repetidos nascimentos e mortes, ofereço Esse corpo para fazeres com Ele o que desejares. Só tu podes fazer-Me beber o néctar da divina rasa aos pés de lótus de Krishna, e é Meu desejo que Me concedas essa dádiva."

Ao ouvir isto de Sri Chaitanya Mahaprabhu, Sri Isvara Puri falou o seguinte: "Ouça Pandit: ao ver Tua erudiçäo e caráter, consigo compreender que és a própria Divindade, que descendeu entre os homens. Nesse mesmo dia de hoje, tive um lindo sonho. Em Meu sonho havia muita gente, e suas mäos estavam cheias de frutas. ó Pandit! Para falar honestamente, ao vê-Lo, sinto-me cheio de um sentimento inusitado de êxtase transcendental que ultrapassa a alegria comum. De fato, depois de Te ver a primeira vez em Navadwipa-dhama, desde aquela época, eu näo queria pensar em mais nada a näo ser em Ti. Estou falando a verdade! Ao Te ver estou täo contente como se eu fosse o próprio Krishna!"

Ao ouvir isso, Mahaprabhu humildemente baixou a cabeça em respeito e sorrindo, disse: "Sou supremamente afortunado!"

Alguns dias depois, Sri Chaitanya Mahaprabhu, num humor de grande humildade, procurou Isvara Puri e disse: "Sua santidade, por favor demonstre misericórdia para Comigo e conceda-Me iniciaçäo no Gayatri mantram como seu discípulo. Por falta do Gayatri mantra Minha mente está muito agitada."

Sri Isvara Puri, ao ouvir estas palavras de Sri Chaitanya Mahaprabhu, ficou muito contente e falou o seguinte: "Quer eu Te dê minhas palavras pela fala ou num mantra, é minha vida que desejo entregar-Lhe; desejo dar-Lhe tudo que tenho."

Depois disso, Sri Isvara Puri iniciou Sri Gaurasundara no divino mantra. Certo dia, Sri Isvara Puri foi à casa de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Ao vê-lo, Sri Chaitanya Mahaprabhu ficou extático. Ofereceu suas reverências e todos respeitos e saudaçöes adequadas, e implorou que ficasse para o almoço. Isvara Puri disse: "Eu me consideraria extremamente afortunado por aceitar um arroz de Suas mäos de lótus." Mahaprabhu cozinhou com Suas próprias mäos e com grande esmero alimentou Sri Isvara Puri. Depois do almoço, o Senhor passou polpa de sândalo nos membros de Sri Isvara Puri e ofereceu-lhe uma bela guirlanda de flores.

Desta forma, a fim de familiarizar-nos com a maneira como devemos adorar o guru, Sri Chaitanya Mahaprabhu nos instruiu através de Seu exemplo pessoal como servir ao guru-parampara. Quem näo compreende como honrar uma pessoa santa nunca poderá alcançar krishna-prema-bhakti. Serviço aos pés de lótus do guru é o portal para krishna-bhakti.

Quando Sri Chaitanya Mahaprabhu estava retornando de Gaya a Navadwipa, passou por Kumarahata, o divino local de nascimento de Sri Isvara Puri. Ao chegar lá, Ele se encheu de amor divino e Sua voz ficou embargada de êxtase. Encharcou a terra com Suas lágrimas de amor divino que saíam de Seus olhos de lótus. Antes de partir de Kumarahata, foi até o local de nascimento de Isvara Puri e pegou um pouco de poeira de seu local natalício. Ao partir para Navadwipa, anunciou: "Esta poeira é Minha vida e Minh'alma." Depois disso, Sri Chaitanya Mahaprabhu tomou sanyasa e foi a Jaganatha Puri por ordem de Sua mäe. Na ocasiäo, Sri Isvara Puri terminara seu papel nos passatempos manifestos do Senhor. No momento em que passou para os passatempos imanifestos do Senhor, ele ordenou que seus dois discípulos, Govinda e Kashishvara Pandit vivessem perto de Mahaprabhu e prestassem serviço a Ele.

Srila Bhaktisidhanta escreveu: "O melhor dos sanyasis, Madhavendra Puri, tinha como seus principais discípulos Isvara Puri, Nityananda e o grande Advaita. A fim de honrar Sri Isvara Puri, Sri Chaitanya Mahaprabhu, o guru do mundo inteiro, aceitou-o como Seu mestre espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário